top of page

O VALOR DAS ADVERSIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CARREIRA DE SUCESSO

  • Foto do escritor: Delania Santos
    Delania Santos
  • 15 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura



Pessoas bem-sucedidas trazem consigo momentos em que a derrota e o fracasso estiveram presentes. O que as diferenciou, certamente, foi o que fizeram com esses momentos e como aproveitaram os aprendizados para a construção de uma carreira de sucesso. Então, como podemos aproveitar as dificuldades do caminho?

O que é uma adversidade? É um infortúnio que nos tira da zona de conforto, afetando, assim, nosso estado mental, físico, espiritual e/ou econômico. Ela nos coloca frente a frente com nossas fraquezas e, por vezes, com as consequências de nossas escolhas. Você foi demitido? Como foi o caminho até esse momento? O que fez ou deixou de fazer para que isso acontecesse? O que pode fazer para virar a página e criar um resultado diferente? Essas reflexões são valiosas e nos apresentam várias oportunidades de evolução quando temos humildade e compreendemos que somos falíveis. Caso contrário, com uma postura arrogante, os aprendizados não virão e consequentemente os erros se repetirão.

Há aqueles reveses que vão além de nossa ação efetiva e compreensão. Nesse caso, o exercício será acessar ou desenvolver a nossa força mental para conseguirmos encontrar caminhos que nos levem à superação.

Os principais benefícios da adversidade
⁃ Obriga o indivíduo a testar sua força mental, física e espiritual, portanto, deixa-o face a face com suas fraquezas e dá a oportunidade de transpô-las;
⁃ Força a pessoa a reconhecer a necessidade de uma inteligência que não está disponível dentro de sua mente, mas que provém de fontes externas;
⁃ Quebra velhos hábitos de pensamento e dá a oportunidade de se formarem novos hábitos;
⁃ “Empurra-nos” para um novo caminho, por vezes desconhecido, mas visto como necessário;
⁃ Mostra-nos com clareza que o caminho será árduo e sofrido, porém não nos limita. Deixa claro que depende do nível da nossa disposição pessoal de superar.

A virada de chave de Danilo e a ousadia de Leonardo no MasterChef

Danilo é caminhoneiro, está na estrada há 19 anos e garantiu a sua vaga no Top 10, depois de voltar na repescagem e competiu pela última vaga com o nosso querido Leonardo, advogado, cearense que largou o seu emprego para concretizar o seu sonho e deu show em toda a jornada do reality.

O que podemos aprender com a virada de chave do Danilo e a ousadia do Leonardo?

Danilo foi eliminado no programa e para retornar, enfrentou provas na repescagem, bateu Ashanti na última fase e voltou mais forte do que nunca. Ao falar com os jurados, deixou claro que não ficou paralisado por causa da eliminação, mas, ao contrário disso, estudou, treinou novos pratos e se determinou a ganhar a fase que garantiria o seu retorno. Vimos um Danilo “atrevido” com a “língua afiada”, segundo os jurados.

Percebe-se uma mudança de comportamento significativa:
· Danilo está forte, focado, determinado e com fogo no olhar;
· Transformou a adversidade em oportunidade;
· Respeita os adversários. Sabe que precisa estudar cada vez mais, refinar os seus pratos e ficar atento aos movimentos dos outros competidores;
· Está exercitando e ajustando sua força mental.

Leonardo foi eliminado na definição do Top 10. Pediu demissão do emprego, faltou ao casamento do melhor amigo e foi atrás do seu sonho depois de seis tentativas de entrar no programa. Conquistou o público com sua simplicidade, seu “cearensês” e seus pratos maravilhosos! Na sua eliminação, Leonardo emocionou o maravilhoso Chef Érick Jacquin, que fez questão de presenteá-lo com seu broche. Mas, o que podemos aprender com a ousadia de Leonardo?

Com a eliminação, em entrevista para vários veículos de comunicação, Leonardo sempre foca em qual será o passo a seguir. Esse momento tão doloroso traz muitos aprendizados! Segundo ele, em entrevista para o Diário do Nordeste (https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/destaque-no-masterchef-cearense-leonardo-giglio-fala-da-experiencia-e-diz-que-faltou-o-pratinho-1.3397999#), afirmou que:

· Acreditou no seu sonho, tentou entrar no programa seis vezes, preparou-se e abraçou a oportunidade quando foi aprovado para a 10ª edição do Master Chef;
· Aprendeu com as tentativas! Na entrevista, citou que na última seletiva poderia ter levado a sua essência para o prato, pois fez algo clássico, bonito, que não representava a cearensidade;
· “Perdeu” com grandeza! Não deu desculpas na sua saída. Reconheceu o mérito do seu oponente;
· Descobriu que tem talento como comunicador. A experiência diante das câmeras abriu um novo horizonte;
· Não se deixou levar pela euforia do momento! Entende que precisa refletir sobre os próximos passos e, mesmo ouvindo de vários amigos a sugestão de abrir um restaurante, entende que abrir um negócio demanda muito mais que a habilidade de cozinhar. Requer doação e gestão.

As adversidades são importantes na construção de uma carreira de sucesso! É importante extrairmos desses momentos os aprendizados certos, termos disposição para nos dedicarmos ao desenvolvimento de novas habilidades e novos hábitos e exercitarmos a nossa força mental, mantendo o foco no que desejamos alcançar.

Siga as nossas páginas no Instagram:
@delaniasantoscoach
@ds_educacao_e_negocios




 
 
 

Comments


bottom of page