top of page

SUAS APRESENTAÇÕES SÃO MARCANTES POSITIVAMENTE?

  • Foto do escritor: Delania Santos
    Delania Santos
  • 8 de ago. de 2023
  • 4 min de leitura

Dando continuidade ao artigo Oratória: a forma como você se expressa é fundamental para o seu crescimento profissional (veja dicas (https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/delania-santos/oratoria-a-forma-como-voce-se-expressa-e-fundamental-para-seu-crescimento-profissional-veja-dicas-1.3361264 ), resolvi escrever sobre apresentações marcantes. Muitos profissionais não sabem “vender o seu peixe” nas reuniões de resultado e reclamam por não serem vistos e reconhecidos, devidamente, no ambiente de trabalho. Como ser marcante apresentando o resultado do seu trabalho ou uma ideia relevante para a sua área?

Para que a sua apresentação seja marcante, você precisa “ser”. Qual foi a última palestra que você assistiu e saiu impactado positivamente? Algum líder inspirou você durante a condução de uma reunião? Como eles se posicionavam? Que estratégias utilizaram? O que mais encantou você?

E por que é importante que impacte positivamente? Muitas vezes assistimos a apresentações que mais parecem um fardo. Palestrantes arrogantes ou profissionais que dizem coisas que na sua cabeça não fazem o menor sentido, e há ainda aqueles que falam “bonito”, mas são extremamente monótonos. Você já assistiu a alguma apresentação que, na sua avaliação, foi catastrófica? O que o fez ter essa percepção? O que o palestrante ou o líder fez ou deixou de fazer?

As respostas às perguntas acima podem gerar dicas poderosas de como impactar e encantar pessoas por meio da comunicação, assim como nos dará insights dos erros que devemos prevenir. Neste post explorarei algumas estratégias, do planejamento ao momento da apresentação, que o ajudarão a encantar plateias, vender melhor suas ideias e mostrar com eficácia a sua competência.

Quais são os erros mais comuns em apresentações?

1. Subestimar o público ou o momento – qualquer oportunidade em que você precise falar sobre você ou seu trabalho deve ser valorizada. Não existem apresentações mais ou menos importantes, existe você apresentando, entende?
2. Falta de planejamento – toda apresentação deve ser construída tendo como base o perfil do público e a ocasião da sua fala. A partir desse conhecimento, é possível planejar abertura, desenvolvimento e fechamento do conteúdo.
3. Falta de treino e feedback – não praticar a apresentação e não pedir feedback a alguém de confiança pode levar a erros primários, como se surpreender com o slide seguinte, por exemplo.
4. Ficar preso à leitura dos slides – fixar-se a essa leitura demonstra insegurança e falta de profundidade no conhecimento. Os slides têm o papel de apoiar o apresentador na sequência dos tópicos ou para ilustrar o que está sendo dito.
5. Ignorar a comunicação oral e corporal – a melhor comunicação oral é aquela que o público compreende; e corporal, aquela que passa abertura e consegue com os gestos certos enfatizar os postos-chave.
6. Não planejar o plano B – tudo pode acontecer na hora de uma apresentação. O projetor pode não funcionar; o público pode saber mais que o esperado; pode haver uma pergunta para a qual você não sabe a resposta; enfim, já contar que pode acontecer essas coisas pode ajudar a criar estratégias preventivas.

Como fazer uma apresentação marcante ou defender uma ideia relevante?

Para preparar uma apresentação que impacte positivamente, é importante pagar o “preço” do planejamento. Essa etapa é a mais importante, pois é nela que você levantará as informações mais importantes para estruturar o conteúdo. Conhecer o público-alvo, o seu nível de conhecimento sobre o tema e as suas expectativas facilitará a criação de um conteúdo que gere uma conexão mais forte com a audiência.

Defina o objetivo da sua apresentação. Pergunte-se: qual o propósito da minha apresentação? O que é imprescindível ser apresentado? Como desejo que os ouvintes saiam da minha exposição? Depois, organize suas ideias de maneira lógica, criando uma introdução cativante; uma narrativa convincente no desenvolvimento contendo os pontos principais (utilize storytelling introduzindo personagens, desafios e soluções) e uma conclusão impactante (frase, pergunta poderosa ou uma informação-chave que feche toda a exposição).

Escolha um design visual que seja convergente com o tom da sua mensagem e com o público. Utilize ferramentas, tais como: Prezi, PPTGO, Canva, entre outras. Opte por apresentações com layouts limpos e atrativos, incluindo gráficos, imagens, infográficos e fontes legíveis. Evite excesso de informações, menos é mais! Evite slides poluídos com muitos textos, prints de planilhas ou imagens com baixa definição.

Sua imagem e a linguagem oral e corporal completam os elementos necessários para marcar positivamente a plateia. Vestimenta, cabelo, cuidado pessoal, linguagem, tom de voz, entonação e boas maneiras influenciam a percepção das pessoas. Esse conjunto tem que estar em sintonia com o planejamento acima. Atenção para as dicas abaixo:

1. Domine a linguagem corporal: sua postura, gestos e expressões faciais devem transmitir confiança e credibilidade. Mantenha uma postura ereta, olhe nos olhos do público, utilize gestos naturais para enfatizar pontos importantes, sorria e demonstre entusiasmo ao falar.
2. Evite jargões complicados e linguagem excessivamente técnica. Utilize uma linguagem clara e concisa, com palavras simples e claras para garantir que sua mensagem seja compreendida por todos. Analogias e metáforas facilitam a compreensão de conceitos complexos.
3. A forma como você fala tem um impacto significativo na sua apresentação. Varie a entonação da voz, utilize pausas estratégicas e enfatize palavras-chave para criar uma cadência envolvente.

Por fim, treine! Prática e dedicação são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz. Com uma apresentação bem estruturada, visualmente atraente e comunicação devidamente “exercitada”, você será capaz de influenciar e engajar seu público e impactar positivamente.

Siga o meu Instagram: @delaniasantoscoach






 
 
 

Comentários


bottom of page